segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Acrostico

N ão há como comparar um estado como
O ceára com suas cidades belas uma delas eu
V ou falar ela e NOVO
O RIENTE essa terra de gente que vive a trabalhar

O milho o feijão são vendidos no municipio ou vão para outras
R egioes
I magine um lugar tão lindo e
E splendido rodeado de morros daí seu nome
N OVO ORIENTE com seus habitantes
T rabalhando pelo sustento e sobrevivendo no
E
splendor desse municipio no interior do CEARA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HISTORIA DE NOVO ORIENTE-CE

Novo Oriente é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 25.693 habitantes.

O pioneiro do povoamento de Novo Oriente foi o Capitão Rodrigo Alves da Silva, por ter sido o primeiro a construir moradia naquela região nas proximidades da lagoa do Tigre.

Novo Oriente tornou-se distrito do município de Independência por força de Ato datado de 3 de março de 1902. Somente no dia 10 de outubro de 1957, a Lei Nº 3.855 institui o município de Novo Oriente, graças aos esforços de José Claudino Sales e Gonçalo Claudino Sales, que se destacaram na batalha judicial pela sua emancipação política.

A sua instalação, ainda que simbólica, com um subprefeito nomeado pelo prefeito de Independência, ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano. O primeiro prefeito oficial do município, José Claudino Sales, tomou posse no dia 25 de março de 1959. A paróquia local, cujo o santo é São Francisco, foi criada em 1954.

O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.

Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No séc. XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.

No séc. XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Sargento Herminio


Poucos sabem mais sargento herminio nasceu em Novo Oriente onde tem uma praça com seu nome ,
Em Fortaleza poucos cearense sabem que a avenida sargento herminio e em homenagem a um cidadão novo orientense


São Francisco de assis padroeiro de Novo Oriente -CE




Lagoa do tigre



Entrada de Novo Oriente-CE

Igreja