sábado, 19 de março de 2011

TRabalho de geogradfia

Quadro 4
O apartheid
O termo apartheid –que na língua africânder significa ‘vida em separado’-foi usada para designar o regime segregacionista que se implantou na áfrica do sul em 1948. Nesse regime, os brancos impuseram aos negros diversas restrições:os negros eram excluídos do governo e não podiam votar nem exercer certas atividades ;eram confinados em áreas das cidades onde raramente havia saneamento e eletricidade; seus hospitais estavam sempre em péssimas condições ;não obtinham acesso ás faculdades;usavam meios de transporte separados ;não podiam freqüentar restaurantes e hotéis;e o casamento com brancos era proibido.

Quadro 5
Estatuto da Criança e do Adolescente
O estatuto da criança e do adolescente (ECA) é uma lei brasileira que estabelece políticas de proteção e de atendimento ás necessidades de infância e da juventude, sem discriminações . Insere-se no contexto de defesa dos direitos humanos. , especificamente de crianças e jovens em condições de risco. Os avanços conseguidos por meio de lei são inegáveis , principalmente com relação á mortalidade infantil e á universalização do ensino fundamental ,embora os resultados , de modo geral , ainda estejam abaixo do esperado.

• As diversas gerações dos direitos humanos
O conjunto de direitos humanos não foi criado de uma única vez , mas em diferentes momentos
• Direitos civis e políticos:primeiros direitos a ser reconhecidos, elas consideram a pessoa como ser livres e autônomo ,não ligado a um grupo ou coletivo.os direitos dessa primeira geração estão diretamente relacionadas com a preservação da dignidade humana. O direito á vida é o mais importante deles. Outros direitos civis importantes são:o direto á dignidade perante a lei , sem discriminação ; á integridade física e moral;a praticar livremente a própria religião ou não ter nenhuma ;a liberdade de expressão ;á liberdade de informação ;á liberdade de circulação , direito do cidadão de participar da vida política elegendo seus representantes ou candidatando-se aos cargos públicos , e outros.
• Direitos econômicos e sociais : direito de segunda geração agregados aos anteriores. Situam o individuo em um conjunto social , seja pela atividade que desempenha-empregando , empregador etc.-,seja porque requer proteção especial –menores , idosos desempregados enfermos etc.
• Direitos de solidariedade : na década de 1980, generalizou-se o reconhecimento de direitos que só podem ser garantidos mediante a participação solidária de todos os membros da sociedade . São os direitos de terceira geração , que recaem sobre ao sujeitos coletivos e incluem a paz , o progresso integral.,como pessoa e como coletivo , o meio ambiente saudável e equilibrado , e o patrimônio comum da humanidade .
Os direitos humanos representam a oficialização da igualdade de oportunidades para todos os seres humanos ,essencial para a construção de uma sociedade justa . No entanto , requerem a participação igualitária de todos os que integram essa sociedade. A democracia , por estar associada a determinados valores , entre os quais a tolerância , a solidariedade e o respeito pelos outros , é condição fundamental para essa construção.

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