sexta-feira, 18 de março de 2011

TRABALHO GEOGRAFIA

Globalização e organizações econômicas

Principais blocos econômicos

As organizações econômicas regionais são formadas por países que se reúnem para estabelecer relações de comércio privilegiadas entre si. Todas as iniciativas de integração econômica e monetária visam facilitar e ampliar o comercio entre os membros e reduzir os custos de produção e de transportes , gerando maiores lucros . também asseguram a redução ou eliminação total de alíquotas de importação.
Em 1957 , a Comunidade Econômica Européia foi o primeiro bloco econômico a se definir. A maior parte dos blocos econômicos, porém , se constituiu depois da Guerra Fria , com o desaparecimento dos blocos socialista e capitalista . Tratados econômicos regem esses acordos e podem estipular diferentes tipos de relações econômicas.

Blocos regionais e interesses nacionais

Os blocos econômicos , nem sempre representam plenamente os interesses de cada país participante , ou mesmo os interesses de conjunto da população dos países-membros . Assim , não há garantia de que o livre-comércio possa trazer desenvolvimento e soluções para os problemas de desemprego e desigualdades sociais entre os povos participantes desse intercâmbio . Isso ocorre porque nem sempre os blocos econômicos conseguem atender ás expectativas de desenvolvimento associadas a eles.

Outros impasses podem dificultar a organização e consolidação dos blocos econômicos. Há casos em que rejeição e as objeções á integração de países se originam da possibilidade , vista com receio, de outros grupos étnicos e religiosos vierem a fazer parte do bloco . Isso ocorre , por exemplo , entre setores da população francesa e alemã, resentidos com a presença de grande quantidade de imigrantes turcos e de outros grupos muçulmanos no continente . Na ocasião , alegaram que o eventual ingresso da Turquia na União Européia intensificaria o uso de mão-de-obra imigrantes mais barata, gerando desemprego – ou uma suposta ‘islamização’
Da Europa . Enfim , nessa questão manifestou-se a xenofobia dos europeus conta os grupos provenientes do Oriente Médio, da Ásia central ou da África.

Globalização e direitos humanos

O que são os direitos humanos?
Os direitos humanos são os direitos fundamentais de todo ser humanos , sem nenhuma discriminação, seja étnica, social, econômica , jurídica , política ou ideológica. Eles constituem condição indispensável para se alcançar uma convivência em que todos desejam respeitados indistintamente.
• Características dos direitos humanos
Os direitos humanos são :
• Universais: todas as pessoa devem ter a mesma dignidade;
• Naturais:sua origem não é o Estados ou as leis, mas a própria natureza humana;
• Inalienáveis:nenhuma pessoa pode renunciar a eles ou negocia-los , e o Estado não pode dispor dos diretos do cidadão;
• Invioláveis: não podem ser destruídos , o que constituiria um atentado contra as pessoas;
• Obrigatórios:impõem ás pessoa e ao estado a obrigação de respeita-los , mesmo que não exista uma lei assim o estabeleça;
• Indivisíveis:suprimir qualquer um deles põe em risco o respeito aos demais .
Para garantir que os direitos humanos sejam respeitados é preciso mais que uma declaração formal ; são necessários disposição das sociedades observa-los e punição para os que violam os princípios de igualdade dos seres humanos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário